Foto retirada do meu Instagram |
Zamir é um dragão tirano e feroz que mantém as aldeias sob seu domínio por meio de atitudes cruéis para que não se rebelem. Sempre mandando seus soldados humanóides para recolher altos impostos e levar homens e mulheres como escravos; se alguma aldeia não segue as regras ou tenta uma revolta, Zamir, sem piedade, manda que a aldeia seja quase completamente destruída, e em alguns casos ela acaba sendo totalmente aniquilada.
O Prior então resolve treinar e preparar Ruff para essa missão, toda e qualquer ação que Ruff terá será apenas para cumprir esse dever, já que ele é o predestinado, o escolhido e abençoado por São Arnaldo. Será que ele será capaz de alcançar o que teoricamente é o seu destino?
(
Primeiras Impressões
Eu posso dizer que "ajudei" na criação do Ruff Ghanor; ouço o NerdCast há muitos anos e acompanhei os especiais de RPG, compartilhei, comentei, e depois comprei o Guia Ilustrado da aventura. Quando lançaram o livro do mesmo universo, compramos na mesma semana pois sabíamos que ele se esgotaria rápido, e ao mesmo tempo queríamos muito ter a primeira edição.
Estava muito ansiosa para ler esse livro e ao mesmo tempo muito temerosa também, os dois pelo mesmo motivo: por causa das críticas super positivas que ele recebeu dos leitores e... porque o meu marido simplesmente o adorou! O Nandu e eu somos conhecidos por não termos exatamente o mesmo gosto para músicas, jogos, filmes, livros e hobbies; nos damos muito bem sendo pólos opostos e são raros os momentos que gostamos muito da mesma coisa.
Quando presenteei o Felipe com o livro fiz apenas um pedido, quase uma exigência: que ele me avisasse com antecedência quando fosse ler para que lêssemos ao mesmo tempo, isso me daria o incentivo necessário para lê-lo. A surpresa foi grande quando vi que a leitura é leve, gostosa, em 2 dias já o tinha terminado.
Venho ressaltar que o Leonel Caldela simplesmente foi um gênio. Ele conseguiu fazer com que a narrativa fossem empolgante, as descrições dos ambientes e das batalhas fossem claras, envolventes e que não ficasse entediante, (
Se ficou curioso, eu recomendo também os NerdCasts de RPG, clica nos links abaixo pra se divertir muito com essa aventura.
NerdCast 435 - Criação de mundos - Apresentação do livro - A Lenda de Ruff Ghanor
NerdCast 251 - Especial de RPG - O bruxo, a princesa e o dragão
NerdCast 291 - Especial de RPG - O duque, a rosa e o beholder
NerdCast 341 - Especial de RPG - O corvo, a periguete e o bucentauro
Foi impressionante a quantidade de pessoas que disseram que suas cabeças explodiram com o final do livro, eu não tive essa explosão, na verdade matei a charada algumas páginas antes do final. Talvez por conta de um comentário que me fez aguardar a grande revelação ou porque eu, como jogadora de RPG, pude perceber para onde a estória estava se encaminhando. O livro não tem um Plot Twist ou um jogo de esconde-esconde com as pistas falsas e verdadeiras, todos os indícios estavam ali, desde o primeiro capítulo. Ele estava te convidando a participar da brincadeira de imaginação ao invés de tentar te enganar, te fazer acreditar numa coisa para depois virar e falar: "Ahá! Te peguei!"
No começo eu estava pronta para procurar as pistas escondidas, aquelas que realmente fariam a diferença, e depois que a Áxia tomou um rumo que eu não queria aí fiquei me apegando ainda mais nisso, esperando que eu estivesse enganada e que a revelação dos motivos seriam diferentes do óbvio. (
Sabe quem me surpreendeu? O Prior. Eu não consegui imaginar o que ele era, os seus motivos, o objetivo e por que ele estava ali naquele mosteiro. Esse personagem foi uma surpresa agradável, a história dele foi muito foda, gostei muito, mas muito mesmo, tanto que hoje eu gostaria que ela tivesse sido até mais trabalhada, mais detalhada. =D Outro personagem que eu gostei bastante e espero que nos futuros livros ele tenha mais destaque é o Korin, o que faz o Ruff ser mais humano, é o contra ponto do herói.
Só tenho duas ressalvas com o livro: em alguns momentos, no começo, a narrativa de repente dava um salto no tempo anos à frente, em alguns desses momentos senti que o corte foi muito abrupto. Num momento ele estava narrando uma determinada passagem da vida do Ruff, então se finalizava esse período inesperadamente, e logo já acontecia a passagem de tempo... (
Mesmo com essas ressalvas eu achei o livro muito bom, muito envolvente, vale muito a pena ler. Falar mais do que isso é contar todo o livro e isso estragaria a magia. Rsrs Agora é esperar os próximos volumes... Ansiedade master para conhecer o final da aventura. \o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário