11/10/2015

O Meu Universo de HQs

Quando o Felipe sugeriu o tema "HQs que já lemos" eu falei: "Legal, podemos fazer." mas lá no fundo eu pensei: "Ferrou! Eu já li alguma HQ na vida?" Eu lia e até hoje me divirto muito com os gibis da Turma da Mônica, e já li mais mangás do que posso me lembrar pra listar, mas normalmente o que as pessoas determinam como HQs são aqueles quadrinhos de heróis como Batman, Superman, X-Man entre outros... Desse tipo eu só li 1, e é dele que eu vou falar primeiro. =D

Kick-Ass

Conheci esse "herói" pelo filme e me apaixonei pela "heroína" que eles me apresentaram. Como não se apaixonar por uma menininha letal de uns 10 anos, maluca e que ama armas e combates? Rsrsrs

Depois disso o Nandu, meu marido, comprou o primeiro volume da HQ do Kick-Ass, alguns meses depois o segundo volume, depois de um tempo o terceiro volume e no começo do ano o dela, lê-las só me fez gostar mais ainda da Hit-Girl. Hauhauhau

Essa HQ é bem diferente dos mangás fofinhos e com traços bem bonitos que costumo ler, contudo, perto de alguns exemplos que vi ele ainda é muito bem desenhado. (⌒‿⌒) A estória é muito legal e a amizade e cumplicidade deles foi o que mais me chamou a atenção, além do fato de uma menininha ser uma assassina de elite. Hehehe

Para quem gosta de super-heróis, Kick-Ass é um prato cheio, mas já aviso que tem muito sangue e cenas fortes de violência, mas se você não tem problema com isso acredito que você vai gostar bastante da interação entre eles, dos motivos e do enredo.


Independência ou Mortos


Outra HQ que li foi do grupo Jovem Nerd, eles produziram uma história que se passa na época que Dom Pedro I veio para o Brasil. A ideia foi muito bem elaborada, produzida com muito cuidado e o desenho ficou detalhado e bem feito, eu só não curti tanto porque não é o tipo de estória que me chama atenção, mas reconheço que eles fizeram um trabalho majestoso e de qualidade, não é à toa que fez bastante sucesso entre os seguidores deles.




Graphic MSP

Descobri que a série Graphic MSP também pode ser considerada HQ e deles eu já li todos os títulos. Eles são feitos por outros artistas em cima das obras do Maurício de Souza, o traço é diferente do gibi clássico, algumas caracterizações também, as estórias normalmente são mais profundas mas mesmo assim ainda podemos enxergar os antigos personagens ali, eles estão diferentes mas não perderam a essência.

Apesar de ter comprado e lido todos, os que eu mais gosto são o dois que vou falar aqui embaixo.

Laços - Turma da Mônica

Baseado na turminha, ela foca nos 4 melhores amigos, Cebolinha e Cascão que vivem tentando conseguir derrotar a Mônica, ela que tenta ser mais paciente mas vive batendo nos 2 meninos, e a Magali que adora comer. Quando o Floquinho desaparece eles se unem para procurar o cãozinho xodó do Cebolinha.

Com um traço muito lindo, cenas de paisagens muito marcantes, cores que são quase obras de artes, eles apresentam a turma de uma maneira doce e encantadora. Os irmãos responsáveis pela GraficNovel deixaram a estória com cara de filme infantil do final dos anos 80, começo de 90, trazendo uma nostalgia e deixando tudo melhor ainda. Eu mais que super recomendo, digo que é uma leitura obrigatória para quem cresceu lendo os gibis da turma da Mônica.



Caminhos - Bidu

Bidu é um cachorrinho de rua que tem que passar por várias situações para sobreviver. Franjinha é um pequeno gênio que é doido por um cachorro ou um robô para chamar de seu. Eles estão no caminho para se encontrarem e se tornarem os melhores amigos, mas esse caminho pode ser cheio de curvas e desencontros. Duas almas gêmeas predestinadas a se encontrarem, apenas esperando o momento certo para que isso aconteça.

Eu fiquei encantada e impressionada com essa HQ, tanto pelo traço e pelas cores, quanto pelas onomatopéias que fazem parte do desenho, mas principalmente pela forma muito singular e eficiente com que eles fizeram com que os cachorros expressassem suas falas. Em nenhum momento os animais utilizam palavras, porém, como eles conversam é totalmente entendível e esse recurso foi um dos grandes responsáveis para fazer desse quadrinho um dos meus livros favoritos. A cena da chuva com certeza é a minha cena preferida.



Quando fui fazer a minha lista descobri que tenho 2 que ainda não li mas que pretendo assim que reunir coragem. (⌒_⌒;)

Sandman

Eu ouvi o NerdCast dessa HQ e fiquei com muita vontade de ler. Eles falaram tão bem dessa série, falaram tanta coisa interessante sobre a história que quase cheguei a pedir os volumes, mas quando entrei pra ver o preço quase cai de costas... ahuahuahauha É muuuuito caro!!! Pode ser muito bom, pode ser que tem muita gente querendo, pode ser quase um clássico...  Mas ele é absurdamente caro. Um dia ainda vou tentar lê-lo. Rsrs

Pelo que eu pude perceber o ponto forte dessa HQ é a parte psicológica da estória, ela tem um enredo profundo, questionamentos e críticas à sociedade. O tipo do desenho me assustou um pouco, afinal sou mais acostumada com traços mais "bonitos" por isso que espero que a história seja realmente muito boa. Huahauha

Vou deixar aqui o link do NerdCast sobre Sandman para quem se interessar.

NerdCast 423 - Os  sonhos perpétuos de Sandman



Big Hero 6

Essa é uma outra HQ que tenho muita curiosidade para ler. Eu a conheci pelo filme da Disney, (que por sinal adoro muito, muito, muito mesmo) mas sei que a versão dela não é quase nada parecida com a história original dos quadrinhos.

Pelo pouco que eu li a respeito, em sites e blogs, eu fiquei mais curiosa para ver a relação do Hiro com o Baymax, que por sinal tem a consciência do falecido pai do Hiro. (o_O)! O enredo parece ser muito interessante, muito tecnológico, mas não sei muito mais além daqui então o coloquei na lista de futuras leituras junto com o Sandman.


Pois é, e depois desse post eu percebi que li bem mais HQs do que tinha imaginado num primeiro momento, essa realmente foi uma surpresa agradável. \o/ Mas com certeza a lista é infinitamente menor a dos mangás que li. Huahauhauha


Nenhum comentário:

Postar um comentário